Linha Editorial do Periódico

MISES:  Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia é um periódico acadêmico semestral que publica artigos científicos relacionados ao pensamento da Escola Austríaca de Economia. Os artigos submetidos para publicação deverão se enquadrar em uma das seguintes seções:  1ª) Epistemologia e Ética; 2ª) Economia, Metodologia e Praxeologia; 3ª) História do Pensamento Econômico; 4ª) Sociedade, Legislação e Política; 5ª) Cultura e Liberdade.

Serão publicadas, também, resenhas de livros. As obras resenhadas deverão ser de autoria de autores filiados à Escola Austríaca de Economia ou, caso contrário, deverão ser analisadas à luz do pensamento austríaco. Serão aceitas resenhas de livros cuja edição tenha sido lançada, no máximo, cinco anos antes da data de envio do texto.

Originalidade, Direitos Autorais e Copyright

Os artigos ou as resenhas enviados para publicação em MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia devem ser contribuições originais e não devem estar sendo examinados para publicação por qualquer outro editor.  Os autores que submeterem artigos para publicação deverão se responsabilizar, caso haja qualquer infração de copyright, e indenizar o editor lesado pela quebra do contrato. Todos os artigos e resenhas publicados se tornarão propriedade legal do Instituto Ludwig von Mises Brasil, podendo ser reproduzidos em outros meios após a publicação do periódico, desde que citada a fonte.

Envio de Artigos ou Resenhas

Os artigos ou resenhas devem ser submetidos em arquivo digital em formato .doc, .docx ou .rtf para o e-mail revista@mises.org.br. No texto, não deve constar nenhuma identificação de autoria e/ou referências que possam indicar o autor do texto. Junto com o arquivo eletrônico do artigo ou da resenha deverá ser enviado o link para o currículo do autor na Plataforma Lattes e/ou um arquivo contendo breve currículo, informando os dados pessoais, formação acadêmica completa, filiação institucional (ou pesquisador independente) e os trabalhos acadêmicos mais relevantes publicados pelo autor, que não serão informados aos avaliadores do texto. Os artigos e resenhas recebidos serão submetidos à avaliação por pares cega. Todos os artigos e resenhas enviados para publicação serão analisados de forma anônima por dois membros do Conselho Editorial de MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia ou por especialistas reconhecidos na área. O prazo de avaliação dos artigos e resenhas será de no máximo 90 dias, a contar a partir da data de submissão. Os editores entrarão em contato com os autores informando se o material foi aprovado sem alterações, aprovado com alterações ou rejeitado.

Normas para a publicação de artigos e resenhas

A edição impressa publicará apenas textos em português. Trabalhos em outros idiomas serão traduzidos e as versões originais serão publicadas somente nas edições digitais.  Os artigos deverão ter de 6 a 25 páginas e as resenhas devem ter de 2 a 5 páginas. O arquivo deverá ser formatado em folha A4, orientação retrato, margens de 2,5 cm; fonte Times New Roman em tamanho 12, espaço de parágrafo simples, sem espaçamento antes ou depois dos parágrafos.

Os artigos deverão trazer obrigatoriamente um Resumo de 4 (quatro) a 8 (oito) linhas, que deverá ser traduzido para inglês como um Abstract. Os textos, também, deverão apresentar um conjunto de 3 (três) a 8 (oito) Palavras-Chave, traduzidas para o inglês nas Keywords. Os autores deverão, preferencialmente, incluir no texto os códigos da Classificação JEL, apresentando a(s) temática(s) do artigo. Não incluir Resumo, Palavras-Chave, Abstract, Keywords e Classificação JEL nas resenhas de livros.

Caso sejam utilizadas fontes especiais (grego, hebraico etc.) no artigo, os autores deverão enviar, também, os arquivos das fontes utilizadas. Quando forem utilizados imagens ou gráficos, os autores deverão enviá-los em arquivos individuais, indicando no corpo do texto olocal de inserção das imagens. As imagens devem ter formato JPG e a resolução deve ser de 300 DPI ou maior.

O texto deverá seguir as regras da ABNT. As citações com menos de 4 linhas deverão vir no corpo do texto, entre aspas e em itálico. As citações com mais de quatro linhas deverão vir destacadas num bloco de texto com recuo de 1 cm à esquerda em fonte tamanho 11.

Não utilizar citações diretas com referências bibliográficas entre parênteses no corpo do texto e não incluir bibliografia ao final do artigo.  As referências bibliográficas das citações deverão ser inseridas em notas de rodapé, com fonte tamanho 10, nas respectivas formatações:

1) No caso de citações de livros, seguir o seguinte modelo:

MISES, Ludwig von. Ação Humana: Um Tratado de Economia. Trad. Donald Stewart Jr. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 3ª Ed., 2010. p. 101.

2) No caso de artigos em periódicos acadêmicos, seguir o seguinte modelo:

MISES, Ludwig von.  Algumas Observações sobre a Praxeologia.  Trad.  Márcia Xavier de Brito.  MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia, Vol. I, No. 1 (Jan.-Jun. 2013): 21-26. Cit. p. 23.

3) A citação de artigo e/ou matéria de revista ou boletim em meios eletrônicos deve seguir o mesmo padrão utilizado em artigos artigo em periódicos impressos, seguido do link do site e da data de consulta, por exemplo:

MISES, Ludwig von. A Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos. Trad. Erick Vasconcelos. Publicado pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil em 27 de agosto de 2008. Disponível em: <http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=149>.  Acessado em:  23 de março de 2013.

Considerações Finais

O não cumprimento dessas regras levará à notificação do autor, que deverá fazer as correções necessárias para o reenvio e a devida reavaliação pelo Conselho Editorial. Os autores receberão um exemplar gratuito da versão impressa do número em que seu artigo ou resenha for publicado, além de poder adquirir mais exemplares da referida edição com um desconto de 40% sobre o preço de capa e acrescido, ao valor final, o custo da remessa.

Endereço para Envio

Todos os materiais submetidos à revista deverão ser enviados para o endereço eletrônico revista@mises.org.br.

MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia
2016